Menu

Ética e Cidadania Digital



Ética e Cidadania Digital são direitos e deveres de todos, visto que ao usar as tecnologias, como por exemplo, internet, e-mails e mais especificamente blogs, redes sociais, fóruns, etc, podemos ser vítimas ou até mesmo cometer atos ilícitos, ainda que por brincadeira, e tais atos geram consequências para todos os envolvidos, incluindo a instituição. 

Nas escolas e universidades é preciso ensinar o uso ético e legal e orientar as questões básicas de responsabilidade dos alunos, sejam eles maiores de 18 anos ou não, dos pais, quando os alunos forem menores de 18 anos, dos professores e agentes administrativos.

O processo de ensino aprendizagem deve ocorrer naturalmente, sem sacrifícios e sem assustar o aluno, mas existe a necessidade de trabalho contínuo, ou seja, ações perpetuadas e não apenas ações esporádicas, que são facilmente esquecidas.

A proposta é que se leve para sala de aula as questões legais de forma didática, a fim de que o aluno entenda os riscos envolvidos e de que forma poderá evita-los.

Esta é sua missão educacional no que tange ao uso das tecnologias, pois não basta oferecer recursos digitais, computadores, tablets, entre outros, e não ensiná-los como utilizar estas ferramentas de forma ética e segura.
   
Cristina Sleiman. Ética e cidadania digital-prevenção de responsabilidade legal e missão educacional. 2013. Disponível em:http://www.humus.com.br/news/juridico15.htm

Abaixo alguns vídeos que explicam o tema







Em nossa escola


Em nossa escola foi ministrada uma palestra para os alunos do 5º ano I e II. E os alunos do 6º ao 9º ano assistiram o filme "Bullying Virtual - 2011" baseado em fatos reais, permitindo aos alunos observarem algumas das milhares consequências da falta de responsabilidade sobre o uso das redes sociais.





Alunos do 5º ano I e II estiveram trabalhando a Ética e Cidadania digital em sala de aula. Com o objetivo de ensinar sobre o uso das tecnologias de comunicação de forma responsável e consciente. É preciso ensinar as crianças a terem competência e não apenas habilidade com a tecnologia.


Alunos do 5º ano I da professora Cleide Cristofoline fizeram uma pesquisa sobre a Origem do Natal colocando a referência da pesquisa, a fonte do conteúdo escolhido.
 


 Alunos do 5º ano II com a professora Marciane fizeram cartazes sobre o bullying e o cyberbullying.